A corrosão uniforme é aquela que ocorre de maneira igual em todo o material metálico exposto ao meio ambiente.
Ela é bastante comum na indústria de petróleo e gás, e é um dos grandes desafios na manutenção das estruturas e equipamentos utilizados na exploração onshore e offshore.
Uma pesquisa desenvolvida pela empresa norte-americana CC Technologies, apresentou dados onde entre 1% e 5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial é consumido pela corrosão.
Estima-se que no Brasil esse índice seja de 4%, pois possuímos um litoral com mais de 7 mil quilômetros, onde os níveis desse problema chegam a ser até 150 vezes superiores a de locais distantes do oceano.
Mas será que tem como evitar? Continue a leitura e conheça soluções que podem evitar essa situação.
A corrosão uniforme é um processo natural encontrado nas estruturas, equipamentos e tubulações expostas a ação do ambiente em que estão inseridas.
Trata-se da deterioração de um material metálico por ação eletroquímica ou química de um determinado ambiente. Estes metais são encontrados normalmente sob a forma de compostos, quando através do processo metalúrgico são transformados, por exemplo, em ferro. Em contato com a natureza,eles passam a se transformar através da oxidação de forma generalizada, fenômeno conhecido como corrosão uniforme.
Os principais agentes de corrosão no meio ambiente são a atmosfera, umidade, névoa salina, vapor de produtos químicos, alimentos e substâncias fundidas.
O problema costuma ser bastante comum na indústria petroleira, em razão da forte presença da umidade e da maresia, já que a água do mar é um agente corrosivo extremamente enérgico, pois contém concentrações elevadas de sais e funciona como um eletrólito forte, agindo rapidamente sobre os metais.
A corrosão uniforme é um desafio significativo na indústria de petróleo e gás, mas existem várias soluções eficazes para evitá-la e proteger os equipamentos e infraestruturas. Algumas das principais soluções incluem:
A primeira solução para evitar a corrosão uniforme diz respeito à aplicação de anticorrosivos.
Trata-se de revestimentos que possuem resistência química, formando uma camada protetora não porosa, criando uma barreira que evita que o ambiente circundante afete o metal base.
Existem também os revestimentos inibidores, formando uma camada passiva que reage com a umidade e o metal enquanto penetra no filme.
A proteção catódica é uma técnica que reduz a corrosão, tornando o metal um cátodo. Essa técnica pode ser realizada através da indução de corrente contínua galvânica utilizando ânodos de sacrifício
Uma das formas mais eficazes de proteger estruturas contra a corrosão ainda é o uso de revestimentos metálicos.
Isso porque o revestimento funciona como uma barreira de proteção, fazendo uso da interposição de uma película metálica entre o meio corrosivo e o metal que se deseja proteger.
Especificamente na indústria de petróleo e gás, dois revestimentos podem ser utilizados com excelentes resultados:
A aplicação de cromo duro é extremamente versátil para atender as demandas da indústria petroleira, por ser um revestimento de ótimo custo benefício e por atender perfis diferentes de peças.
Na rotina da Sulcromo, recebemos com frequência para recuperação e revestimentos os seguintes itens:
O processo de cromagem é realizado através de banho eletrolítico e garante os seguintes benefícios:
O revestimento TSA (Thermal Spray Aluminium) é uma ótima alternativa para aumentar a vida útil de faixas largas de superfície, protegendo e otimizando o desempenho de equipamentos metálicos.
É uma excelente opção para o segmento petrolífero offshore, uma vez que suas instalações estão mais propensas à corrosão marítima e intempéries.
O revestimento também costuma ser empregado na proteção de estruturas atmosféricas, químicas e eólicas com excelentes resultados.
A aplicação do TSA pode acontecer em peças desmontadas dentro da unidade fabril da Sulcromo, ou na estrutura do cliente através do serviço de manutenção de máquinas industriais in loco.
O Estaleiro Brasa, e empresas como a Jato Branco/QGI, Teadit e Hydra Alphard são algumas das que já apostaram no revestimento TSA, utilizando os serviços e a expertise da Sulcromo.
Por fim, outra excelente solução que evita a corrosão uniforme de instalações, peças e equipamentos é a pintura especial.
A Sulcromo trabalha com uma linha de tintas especiais anticorrosivas e anti-incrustantes para as mais diversas aplicações no segmento marítimo (onshore e offshore).
Se você é gerente de manutenção, saiba: é perfeitamente possível evitar que a corrosão uniforme cause danos e prejuízos às operações de sua empresa.
Para isso, é preciso contar com especialistas no assunto que efetivamente possam avaliar as particularidades de cada situação e apresentar a melhor solução para cada caso. Entre em contato e saiba como podemos ajudar.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias