A corrosão atmosférica é a responsável por prejudicar o aspecto visual de peças e equipamentos, mas principalmente, o seu funcionamento, podendo comprometer produções inteiras e causar sérios acidentes.
Dependendo da exposição de máquinas e equipamentos, esse desgaste pode ser agravado por elementos como a ação da umidade e maresia. A situação é percebida quando peças acabam sendo consumidas por completo ou parcialmente pela ferrugem, colocando em risco as estruturas e causando prejuízos.
Com base nessa realidade, veja como sua empresa pode prevenir a corrosão atmosférica. Continue a leitura deste artigo e saiba mais.
A corrosão atmosférica ocorre quando algum material possui as suas características físicas e químicas, alteradas em função da ação do ambiente.
A atmosfera, por possuir diversos componentes em sua composição, começa a interagir com elementos presentes na superfície de máquinas e equipamentos, de forma visíveis ou não. Nestes casos, a prevenção ainda é a melhor solução contra este desgaste.
A ação ocorre quando a água presente no ar, conhecido como agente oxidante, “rouba” os elétrons dos materiais em contato, formando o óxido de ferro, popularmente conhecido como ferrugem.
Outra forma de corrosão atmosférica bastante comum se dá pelo ácido contido nos gases poluentes liberados pelas indústrias e automóveis.
Diante disso, e sabendo que os processos de desgaste são naturalmente inevitáveis (uma vez que a umidade do ar e a concentração de poluentes atmosféricos fazem parte da realidade de qualquer empresa), o revestimento protetivo é extremamente indicado.
Os impactos causados pela corrosão atmosférica podem partir de um simples problema de aspecto visual, quanto problemas estruturais, onde os componentes que sofrem essa situação perdem suas características originais.
Em muitos casos, a corrosão que diminui a resistência mecânica provoca também problemas como:
Apesar da ação da atmosfera ser inevitável, é possível prevenir e minimizar os seus efeitos.
A primeira etapa para prevenir a corrosão atmosférica, é a realização em uma análise detalhada do ambiente fabril, identificando os equipamentos que podem sofrer os efeitos da corrosão atmosférica, localizando-se a origem e os melhores métodos protetivos que deverão ser aplicados.
A partir deste diagnóstico, é recomendada a melhor solução de acordo com a realidade do ambiente, como, por exemplo, a aplicação de revestimentos metálicos através da Aspersão térmica e da Cromagem.
Realizando o tratamento de máquinas e componentes, é possível promover o aumento de sua vida útil, evitando acidentes e prejuízos na operação.Contar com quem entende do assunto, através da experiência e histórico de sucesso, é o melhor caminho para garantir a qualidade operacional, eliminação dos riscos e a certeza de estar protegendo os investimentos realizados.
Desde 1972, a Sulcromo desenvolve revestimentos metálicos e oferece serviços de manutenção industrial específicos para a necessidade de empresas dos mais variados segmentos. São 50 anos fortalecendo a indústria e protegendo produções do Brasil e do mundo contra a corrosão.
Com uma estrutura de alta qualidade e contando com profissionais capacitados, atendemos a clientes em todo o Brasil, oferecendo soluções sob medida, considerando as necessidades e realidades de cada ambiente.
Agora que você sabe mais sobre o que é a corrosão atmosférica, acesse nosso site e conheça as possibilidades que oferecemos à sua empresa.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias