O cilindro laminador é um equipamento que em produção pode atingir a pressão de forças que chegam a milhares de toneladas.
Fabricados a partir de materiais como aço fundido, aço forjado ou chapa laminado, estes equipamentos têm uma influência fundamental na qualidade do substrato. E é aí que o cromo duro catalisado entra como uma solução extremamente eficaz.
Dentre as vantagens do revestimento, destacam-se:
● Custo competitivo;
● Dureza de até 1.150 Vickers;
● Característica antiaderente;
● Baixo poder aglutinante umedecedor;
● Acabamento espelhado ou lapidado
● Rugosidades iguais RA Cutoff 0,01/0,03 mm .
O processo de revestimento de um cilindro laminador exige alta qualidade de revestimento e um controle de processos extremamente acurado.
O atendimento começa através de uma inspeção detalhada das condições atuais do cilindro, e registro em relatório de entrada.
O processo segue através da remoção do revestimento antigo e preparação da base para o processo de cromagem.
A cromagem ocorre através da eletrodeposição, onde o cilindro é montado com dispositivos especiais, posicionado no banho eletrolítico, onde o cromo duro catalisado forma uma camada de revestimento nas superfícies tratadas.
Através da eletrólise, o cromo hexavalente que está com a carga positiva migra para o cilindro que está com a carga negativa, formando assim uma malha de revestimento com alta dureza e potencial protetivo, já que a aplicação fará com que as peças que passaram pelo processo recebam propriedades mecânicas do cromo duro.
Como consequência, conquista-se:
● Baixo coeficiente de atrito estático;
● Alta resistência à corrosão;
● Aumento da resistência ao desgaste em até 8 vezes,
● Elevada dureza superficial sem gerar tensões.
● Resistência à corrosão, oxidação e altas temperaturas;
● Resistência ao desgaste por atrito e à abrasão;
O acabamento deste processo é dado através de polimento fino, e por fim, lapidação superfinishing com feltro, atingindo rugosidades iguais RA Cutoff 0,01/0,03 mm. O efeito espelhado é ideal para transferência de brilho e qualidade das lâminas produzidas pelo cilindro laminador.
Tanto o processo de recuperação de cilindros laminadores quanto o revestimento tem resultados impressionantes no que diz respeito à redução de custos.
Isto porque a recuperação dos cilindros evita o descarte de equipamentos, fazendo a aquisição de itens de alto valor, desnecessários.
Os valores para manutenção diminuem uma vez que o revestimento de cromo duro aumenta a durabilidade do cilindro laminador e potencialmente a eficiência da produção em que ele está inserido.
Outro ponto a ser considerado e que merece atenção é que esse processo pode ser repetido diversas vezes, com devidas regulagem de cada equipamento.
Com 50 anos revestindo e recuperando equipamentos, a Sulcromo entende a complexidade deste serviço de recuperação e revestimentos de cilindros laminadores.
Sua experiência e processos controlados, promove propostas de recuperação otimizadas e seus revestimentos prolongam a vida útil de itens fundamentais para produção. A longo prazo, o cliente beneficia-se da redução de paradas de máquina e conta com a assistência técnica de um especialista.
Nossa missão é a de fornecer e desenvolver soluções em serviços de revestimento metálicos, manutenção e industrialização, com qualidade, agilidade e custos competitivos.
Nossos investimentos na modernização de equipamentos e processos, além de programas de capacitação aos colaboradores, colocam a empresa como referência no mercado brasileiro para diversos segmentos.
Todo esse esforço disponibiliza aos clientes a seguinte estrutura instalada:
● Cromagem: cromo duro, com dureza de até 68 HRC – 1.150 Vickers;
● Metalização: aplicação de camadas de 0,05 a 10 mm, com durezas de 43 HRC – 1.200 Vickers dependendo de cada aplicação
● Usinagem: usinagem cilíndrica com retífica de cabeçote Ø 1.800 X 5.000 mm;
● Lapidação: superfinish – rugosidade de 0,01 a 0,03 RA;
● Atendimento em campo: unidade portátil de retífica, usinagem e revestimento/TSA;
● Barras cromadas: produção, recuperação e venda a pronta entrega;
● Laboratório: ensaios e testes diários, simulação e desenvolvimento de revestimentos;
● Movimentação: atendimento e movimentação de peças de grande porte.
Agora que você conhece mais sobre o processo de revestimento de um cilindro laminador e das possibilidades oferecidas pela Sulcromo, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias