Você sabe qual é a relação entre os revestimentos metálicos e a proteção de mancais?
De acordo com a Associação Brasileira de Manutenção e Gastos de Ativos (Abraman), a indústria nacional gasta aproximadamente 5% do seu faturamento bruto com manutenção.
Esses valores são utilizados em substituições de peças e em processos de manutenção preditiva, preventiva e corretiva.
Dentre alguns dos itens que mais exigem atenção, estão os mancais, que também sofrem sérios desgastes e muitas vezes precisam ser substituídos para garantir qualidade aos processos produtivos.
Neste artigo apresentaremos detalhes sobre a recuperação destes itens, e como diminuir consideravelmente os custos de manutenção. Continue a leitura e confira!
Mancais são dispositivos mecânicos fixos que servem de suporte para o funcionamento de eixos e rolamentos.
Fabricado geralmente em ferro ou aço e com uma estrutura bipartida composta por base e tampa, os mancais servem como apoio fixo para a transmissão mecânica desses componentes.
Sujeito às forças de atrito causadas pelos giros dos eixos, esse dispositivo garante a transmissão de potência em diversos sistemas.
Peça fundamental na indústria, esse elemento não pode possuir nenhuma irregularidade em sua estrutura, sob pena de prejudicar e até mesmo paralisar os processos fabris.
Existem dois grandes grupos de mancais: os de deslizamento e os de rolamento. Os mancais de deslizamento funcionam de acordo com o próprio nome, deslizando entre um eixo e uma bucha.
O objetivo é dar o apoio adequado à transmissão da rotação e manter o eixo em sua posição ideal.
Alguns dos principais tipos encontrados no mercado são hidrodinâmicos, hidrostáticos, aerostáticos e magnéticos.
Os mancais de rolamento, por sua vez, são compostos por dois anéis concêntricos com elementos rolantes que reduzem o atrito e ajudam a aumentar a velocidade de funcionamento de uma máquina. Seus principais tipos são:
Não é difícil entender porque os mancais estão constantemente expostos ao desgaste. Seja por conta da erosão gerada pela alta rotação, sujeira ou mesmo acidentes operacionais, estes dispositivos se beneficiam enormemente de uma proteção extra na hora de entrar em máquina.
Uma maneira bastante inteligente de evitar essa situação e diminuir os custos das operações industriais está em tratar a superfície desses dispositivos com revestimentos industriais, como as ligas fortalecidas de inox, ou mesmo o carbeto de tungstênio.
Este segundo, por exemplo, é capaz de oferecer dureza na faixa de 1.200 a 1.350 Vickers e adesão na casa de 10.000 PSI, além do acabamento polido/lapidado que facilita e otimiza a operação de mancais.
Essa aplicação é fundamental para garantir aumento da vida útil, resistência à abrasão e erosão em temperaturas de até 400 °C, além de baixo nível de porosidade, ótimo custo-benefício e diminuição das manutenções.
Estas e outras soluções de manutenção podem ser o remédio para muita dor de cabeça na hora de lidar com a manutenção de mancais. Entre em contato com nossa equipe técnica e saiba mais.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias