O tratamento de superfícies metálicas feito através de revestimentos resistentes à corrosão e abrasão pode ser uma excelente opção para aumentar a vida útil de peças e equipamentos. E umas das opções mais versáteis do mercado é o uso do carbeto / carboneto de tungstênio.
Descoberto quase que por acaso com o objetivo de ser um substituto para o diamante, o revestimento que é aplicado pelo processo de aspersão térmica, ficou bastante popular por oferecer uma dureza que pode atingir faixas entre 1200 a 1350 Vickers e adesão na casa de 10.000 PSI.
Bastante comum nos mais diversos segmentos, o carbeto de tungstênio possui benefícios como:
Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o tratamento de superfícies metálicas com o uso do carbeto de tungstênio.
Carbeto ou carboneto de tungstênio é um revestimento utilizado em peças e ambientes que exigem alta resistência à abrasão e a desgastes mecânicos.
O tungstênio é um metal de transição conhecido pela sua dureza e durabilidade, sendo muito utilizado na fabricação de peças aeroespaciais. Inclusive, o nome desse elemento vem do idioma sueco, que traduzido significa “pedra pesada”, em função da sua forte resistência. Seu elemento é o WC, e na sua forma mais básica encontra-se como um pó fino cinzento.
O carbeto de tungstênio é amplamente aplicado em equipamento tais como:
Ele é o tratamento de superfícies metálicas ideal para estes equipamentos uma vez que os mesmos são submetidos a grandes desgastes por abrasão e erosão. A camada protetora oferecida pelo revestimento aumenta substancialmente a durabilidade e vida útil de cada um desses componentes, oferecendo a gerentes de manutenção muita economia e pouca manutenção (e dor de cabeça).
As características do tungstênio são ideais para peças que trabalhem em ambientes secos e com temperaturas inferiores a 450 °C. Sua versatilidade é ideal para a aplicação em perfis diversos de peças; com a possibilidade da aplicação de espessuras finas do revestimento, com alto nível de resistência, ou camadas mais espessas, oferecendo a possibilidade de recuperação de medidas nominais de equipamentos. Camadas podem variar entre 0,05 a 0,50mm.
Conheça aqui as principais diferenças entre revestimento com carbeto de tungstênio e cromo duro.
Como mencionado, a aplicação do carbeto de tungstênio no tratamento de superfícies metálicas através da aspersão térmica hipersônica, utilizando-se uma pistola. A alta velocidade na projeção de partículas faz com que o material seja lançado na superfície da peça em um processo conhecido como deposição mecânica.
Para atender um mercado exigente com prazos desafiadores, é fundamental poder contar com quem entenda do assunto e possua experiência no suporte técnico e orientações a sobre as melhores soluções em manutenção para a sua empresa.
Conheça mais sobre o tratamento de superfícies metálicas e as diversas possibilidades de proteção e aumento de performance nos artigos oferecidos no site da Sulcromo e conte sempre com nossa equipe de especialistas.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias