A bomba helicoidal é uma excelente e eficiente ferramenta utilizada no bombeio contínuo de fluidos viscosos. Por conta de sua importância, gestores industriais no mundo todo têm como objetivo manter as linhas de produção funcionando,dando a estes equipamentos dupla atenção.
Com planejamento de manutenção adequado e um plano de contingência devidamente implementado, é possível evitar acidentes e garantir a continuidade dos trabalhos. Quando isso não acontece, os resultados podem ser catastróficos.
Na produção petroleira, por exemplo, a substituição de uma única bomba gera prejuízos calculados em inúmeros barris de petróleo – ou ainda pode apresentar o risco de desastres ambientais como o vazamento de óleo em costas e arquipélagos. Por isso a importância de entender como é possível garantir o bom funcionamento e como aumentar sua vida útil.
Neste artigo, apresentamos a bomba helicoidal, sua aplicação e como prolongar o intervalo entre manutenções desta ferramenta. Continue a leitura e saiba mais.
A bomba helicoidal é um equipamento formado pelo rotor (item rotativo) e pelo estator (componente fixo), que em conjunto possibilitam o bombeamento de fluidos viscosos.
O rotor (item rotativo) e o estator (item fixo) são componentes deste conjunto responsáveis pelo bom desempenho das bombas helicoidais – o estator é feito de borracha resistente à abrasão em um invólucro de aço inoxidável, já o rotor é feito de aço inoxidável sólido e revestimento protetivo.
Seu design é bastante aplicado em indústrias diversas, uma vez que muito robusta, dá à bomba uma longa vida operacional conduzindo fluidos viscosos como óleos, graxas, produtos químicos, entre outros.
A bomba helicoidal é bastante utilizada em indústrias dos mais variados segmentos:
Como mencionado acima, muitos dos fluidos bombeados por este conjunto possuem partículas sólidas puntiagudas que ocasionam desgastes abrasivos severos.
Esses desgastes comprometem o desempenho do rotor helicoidal, já que promovem a perda de pressão e vazão, o que obriga muitas vezes a parada do processo, visando a substituição deste componente. O desgaste do rotor também acaba comprometendo o estator e inviabilizando completamente a ferramenta.
O risco de paradas, entretanto, podem ser minimizados, aumentando substancialmente a vida útil da bomba helicoidal, quando a manutenção passa a fazer parte da operação e a aplicação de revestimento protetivo no rotor é realizada.
O reparo e revestimento do rotor helicoidal acontece através de uma minuciosa inspeção e inicial polimento preparatório. Uma vez que pronto para receber o revestimento, é aplicado o cromo duro catalisado antiaderente que pode ser aplicado em dupla ou até tripla camada, com aplicação controlada, formando uma malha ultra-protetora de cromo duro, possibilitando a recomposição dimensional da peça, e garantindo um excelente desempenho da bomba helicoidal.
O revestimento deve ser controlado e executado por uma equipe extremamente técnica, uma vez que possui exigências específicas para deposição de matéria-prima em picos e vales.
Além da recuperação de medidas, a cromagem do rotor oferece alta dureza, excelente resistência à corrosão e atritos pelos quais o equipamento sofre diariamente. A aplicação é bastante popular na indústria, porque apresenta uma dureza nas peças tratadas de 1100 Vickers, e valores bastante atrativos para a indústria.
A Sulcromo, empresa especializada em revestimentos protetivos e manutenção, oferece o serviço de revestimento e reparo da bomba helicoidal com muita frequência, principalmente para empresas do segmento de petróleo e gás e sua cadeia de fornecimento.
Considerando a experiência de 50 anos de atividades, investimento em alta tecnologia e utilização de matéria-prima de qualidade, a empresa conquistou a confiança de gigantes do mercado que confiam na sua expertise para a manutenção e revestimento de itens que exigem processos específicos e alto padrão de excelência nos resultados.
Entre em contato com o representante Sulcromo da sua região e agende uma inspeção técnica na sua linha produtiva.
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias