As bombas de rotor helicoidal são parte de um conjunto de deslocamento, onde o rotor tem um movimento excêntrico que, ao girar dentro do estator, efetivamente conduz o líquido através da bomba a cada rotação.
O rotor (item rotativo) e o estator (item fixo) são componentes deste conjunto responsáveis pelo bom desempenho das bombas helicoidais – o estator é feito de borracha resistente à abrasão em um invólucro de aço inoxidável, já o rotor é feito de aço inoxidável sólido e revestimento protetivo.
Seu design é bastante aplicado em indústrias diversas, uma vez que muito robusta, dá à bomba uma longa vida operacional conduzindo fluidos viscosos como óleos, graxas, produtos químicos, entre outros.
Apesar de sua engenharia otimizada e robustez, são também equipamentos que necessitam de revestimentos, uma vez que seu funcionamento está constantemente exposto às intempéries de alta pressão, contato com líquidos diversos, e claro, sujeiras operacionais.
As bombas de rotor são usadas em várias indústrias, como papel, açúcar, tintas, mineração, agricultura, farmacêutica, construção, óleo e gás, conhecidas por lidarem com alta porcentagem de sólidos em suas produções.
Quando um rotor helicoidal, entretanto, não recebe a devida manutenção e a aplicação de revestimento protetivo contra a abrasão, a performance das bombas helicoidais pode ficar comprometida, causando paradas de máquinas não programadas, necessidade frequente de troca da peça e ocasionando problemas no funcionamento do estator.
E é aí que os revestimentos industriais podem fazer toda diferença.
Na Sulcromo, o serviço de revestimento e reparo de rotor helicoidal de perfuração de bomba é bastante solicitado principalmente por empresas do segmento de petróleo e gás.
A preparação dos rotores é feita através de uma minuciosa inspeção, seguida de um polimento preparatório para deixar a base pronta para revestimento.
Após a preparação, revestimentos como carbeto de tungstênio ou revestimento em cromo duro podem ser aplicados como soluções com alta dureza e excelente resistência à corrosão e ao atrito.
Apesar de ambos os revestimentos apresentarem resultados extremamente eficazes na prolongação da vida útil dos rotores, o cromo duro ainda é bastante popular na indústria por apresentar dureza de 1100 HV e ainda assim, um valor relativamente mais atrativo quando comparado ao processo de aplicação de carbeto de tungstênio por metalização.
Como diferenciais do serviço de cromo duro, está a aplicação controlada em tripla camada, formando uma malha ultra-protetora do material base, e a possibilidade de recomposição dimensional original da peça visando bom desempenho da bomba.
Após o revestimento, os rotores recebem acabamento polido, deixando a superfície dos rotores em perfeitas condições de uso.
Revestimentos metálicos como o cromo duro, quando aplicados de forma efetiva em equipamentos submetidos a ambientes hostis, como o caso dos rotores helicoidais, pode conferir bons resultados de produtividade às indústrias, promovendo melhoria nos indicadores de manutenção, como, por exemplo, a disponibilidade dos ativos.
Entre em contato com o representante Sulcromo da sua região e agende uma inspeção técnica na sua linha produtiva.
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