Ficar atento aos indicadores de manutenção é fundamental para que as empresas operem com eficiência, evitem paradas de máquinas não-programadas e garantam que as tomadas de decisões de seus gestores de manutenção sejam assertivas.
Também chamados de KPI’s (Keys Performance Indicators), eles auxiliam na padronização dos processos industriais e facilitam o entendimento do desempenho e custo-benefício que as máquinas e equipamentos que compõem a linha produtiva do seu negócio estão conferindo.
Conforme já falamos anteriormente aqui no blog, contar com um sistema de gestão da qualidade que padronize os processos e monitore os resultados do negócio, movimentando ações para tratativas e melhorias do processo, certamente resultará no bom funcionamento da empresa e assim na entrega qualificada do produto / serviço final.
Por isso, estabelecer os KPI’s de manutenção do seu negócio e considerar que seus resultados nas ações garante a saúde da sua empresa.
Existem inúmeros indicadores de manutenção que podem ser mensurados e analisados. A escolha deles deve ser feita de acordo com a realidade e necessidade da organização.
O objetivo é que eles forneçam informações relevantes e que auxiliem a empresa a obter melhores resultados corporativos, tanto em termos de desempenho produtivo quanto na questão financeira. Esses dados são importantíssimos, principalmente nesta era da indústria 4.0, que visa a melhorias processuais e também economia.
Continue a leitura e entenda quais são os principais indicadores de manutenção que costumam ser analisados em diferentes segmentos da indústria.
Conhecido pela sigla MTBF, este indicador sinaliza a quantidade de vezes que uma determinada máquina falha durante um tempo X de operação.
A sigla deste KPI de manutenção é MTTR e se refere ao tempo de reparo que uma determinada máquina necessita para corrigir seus erros de operação.
O indicador de disponibilidade se refere ao tempo que um determinado equipamento fica “disponível” para uso, funcionando plenamente, sem evidenciar falhas. Sendo assim, quanto maior for o indicador de disponibilidade de ativos, melhor será o desempenho produtivo da empresa.
O termo “backlog” quando traduzido para o português significa acúmulo. Ou seja, se refere a todas as tarefas que estão acumuladas na empresa para produção. Este indicador se refere a carga de trabalho, o tempo e a capacidade da empresa de executá-lo.
A Sulcromo conta com uma equipe altamente qualificada e experiente na prestação de serviços de manutenção industrial.
Possui parque fabril amplo e reforçado, laboratório interno para ensaios de salt spray, dureza e adesão, pode atender peças e máquinas de grandes dimensões e também oferece a possibilidade de realização da manutenção de máquinas industriais in loco, na própria estrutura fabril do cliente.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de identificar e analisar os indicadores de manutenção do seu negócio, entre em contato conosco e agende uma inspeção técnica na sua linha produtiva. Será um prazer atendê-lo!
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias
Entre seu email abaixo e seja o primeiro a receber nossas notícias